JORNAL AMO

PESQUISA CONTENTORES DE LIXO
25/01/2021

  • A AMO – Associação de Moradores da Pedra Branca, no intuito de estar sempre na defesa de quem vive em nosso bairro, esteve presente com o Sr. Eduardo Freccia, Prefeito de Palhoça nesta última sexta-feira (22), juntamente com os conselheiros, Sr. Hugo José Braga e Sra. Maria Terezinha Avila Bispo e Sr. Ramiro Nilson, o diretor de Comunicação Sr. Marcelo Acelino e o vereador Rodrigo Alves Quintino, que fez a convocação junto ao Prefeito. O Assunto principal da reunião foi os CONTENTORES DE LIXO que foram espalhados pelas ruas do bairro. A associação apresentou a pesquisa realizada pela AMO, que teve relevante participação de moradores e ponderou a insatisfação dos contentores em alguns pontos. Mas também deixou claro a sua plena utilização na área industrial (pesquisa na íntegra no link abaixo). Após as considerações apontadas na pesquisa, ficou acertado com o poder municipal que os contentores de lixo na área industrial permanecem, e nas residências com algumas ressalvas de moradores pontuais que, através de um abaixo assinado, podem apresentar o seu descontentamento, seja porque está na frente da residência ou outro fator. Mas o Prefeito também deixou claro que os contentores são uma tendência mundial e que a coleta será cada vez mais mecanizada, diminuindo a necessidade de mão-de-obra em serviço muito pesado e insalubre. E o munícipe terá que se acostumar! Será uma reeducação de costumes até que todas as cidades diminuam a coleta porta a porta em sua totalidade. Algumas ideias surgiram, como a disponibilização de contentores para POSTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA de recicláveis. Mas, vale ressaltar que o serviço de coleta atual permanece como está e os coletores serão limpos constantemente.A AMO deixou clara a sua posição e se colocou à disposição para qualquer investida, reafirmando o posicionamento de estar sempre à frente nas melhorias para o associado, visando a qualidade de vida das famílias e da nossa querida Pedra Branca.Pontos principais:
    • COLETA PORTA A PORTA: a coleta porta a porta continuará no médio prazo – 2 a 3 anos.
    • FREQUENCIA : A frequência da coleta em cada rua será mantida como atualmente.
    • HIGIENIZAÇÃO : Os contentores serão higienizados com frequência mensal, ou com maior frequência caso necessário, no local, com equipamento específico para isso.
    • COLETA SELETIVA : Será estudada a disponibilização de contentores para POSTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA de recicláveis.
    • NOVO URBANISMO: Na região do novo Urbanismo a coleta será mecanizada, por CONTENTOR, com o uso dos contentores condominiais.
    • AREA INDUSTRIAL: Na região da Área Industrial será mantida coleta porta a porta e contentor e os vizinhos podem ajustar a posição dos contentores da melhor forma
    • AREA RESIDENCIAL: Na região predominantemente Residencial da Pedra Branca, será mantida a coleta porta a porta e os vizinhos pode ajustar a posição dos contentores da melhor forma que lhes aprouver.
    • RETIRADA DE CONTENTORES POR ABAIXO ASSINADO: Eventuais solicitações de retirada de contentores deverá ser formalizada através de abaixo assinado, entre todos os moradores próximos ao contentor.
  • LINK PESQUISA: https://drive.google.com/file/d/1xjrBRUTlkSubVjfm2op58-aJ0L4qGwKq/view?usp=sharing